Em Chamas

"The girl who was on fire"



O segundo livro da trilogia de Jogos Vorazes é: "Em Chamas"! Ele começa com a vida de Katniss Everdeen e Peeta Mellark após eles voltarem dos Jogos. Como estão lidando com o "amor" deles, ou não estão lidando, como é o relacionamento conturbado da personagem com Gale, seu melhor amigo e os pesadelos que anda tendo por causa das três semanas na arena.
Após receber um beijo de Gale, Katniss se encontra mais confusa e, após uma visita inesperada do Presidente Snow (que controla a Capital), mais assustada, pois Snow ameaça a vida de seu amigo e pede para a garota assumir uma postura extremamente apaixonada por Peeta para amenizar as rebeliões que estão acontecendo nos distritos vizinhos, o que prejudica o poder da Capital. Na semana do Tour dos Vitoriosos, um evento alguns meses após os Jogos para alguns discursos e palavras de conforto para a família de aliados (Rue, por exemplo, no caso de Katniss), ocorrem alguns eventos pertubadores que fazem com que a personagem principal se sinta cada vez mais ameaçada e odiada pelos líderes da Capital.
Após alguns desastres e da insatisfação de Katniss por parte do Presidente Snow, ela decide fugir e levar consigo sua família, a de Gale, Peeta e Haymitch, seu antigo mentor e amigo. Mas após Gale ser castigado, ela desiste e decide lutar e começa a ser perseguida pelos Pacificadores do seu distrito. A perseguição se torna mais evidente quando Katniss cruza a cerca do seu distrito para caçar um pouco na floresta (conhecendo Bonnie e Twill, duas mulheres que fugiam do Distrito 8 em busca do, aparentemente destruído, Distrito 13) e ficando presa do lado de fora de sua casa pois a cerca fica eletrificada. Felizmente, no final tudo é resolvido.
O ponto chave de "Em Chamas" é o Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos como uma celebração dos jogos e uma chance para a Capital demonstrar ainda mais o seu poder e, neste ano, os tributos serão os Vencedores de outras edições dos Jogos, levando Katniss novamente para a fonte dos pesadelos dela: a Arena.
O segundo livro é tão bem escrito quanto o primeiro, narrado pela Katniss, entramos nos seus pensamentos íntimos e suas reações, medos e angústias, percebemos uma menina confusa que já passou por muitos perigos na vida e como ela lida com a opressão para beneficiar a vida daqueles que ama.

Espero que gostem!
NOX

Nenhum comentário

Postar um comentário

Sugestões? Críticas? Elogios? Comentários?